FAvELA Ocupa

 

FAVELA OCUPA é o Chamamento de Ocupação Cultural do Museu das Favelas, para credenciamento e seleção de ações educativo-culturais durante o ano de 2023.

O MUSEU DAS FAVELAS é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão por meio do Contrato de Gestão 06/2022 e torna público a presente CHAMADA, objetivando o credenciamento e seleção de  propostas de atividades artísticas, educativo-culturais, de entretenimento e formação.

As propostas devem trabalhar com temas relacionados às favelas e periferias brasileiras em suas múltiplas possibilidades.

Todas as ações deverão ser gratuitas ao público visitante do Museu das Favelas e deverão ser concebidas e/ou produzidas, total ou majoritariamente, por profissionais, empresas, grupos e/ou coletivos oriundos de periferias e favelas do território brasileiro.

 As propostas pré-selecionadas irão compor um banco de projetos do Museu das Favelas e poderão fazer parte da programação do equipamento ao longo do ano de 2023, mediante disponibilidade de agenda e orçamento da instituição.

São 02 modalidades de inscrição:

Cessão de Espaços

Ações que necessitam de espaços para a realização da proposta cultural, por já terem apoio financeiro ou material oriundos, mas não restrito a: editais (exemplo: VAI, PROAC Editais); parcerias com empresas privadas; ações previstas em convênios e parcerias públicas, nas áreas de cultura, educação, turismo, saúde, assistência social, dentre outros. Esta modalidade terá prioridade na análise por não depender exclusivamente de recursos orçamentários do Museu das Favelas.

Aporte Financeiro para realização de atividades

Ações cujos autores/produtores, individual ou em grupo, necessitam de apoio financeiro para a realização.

Sobre a seleção

A proposta será analisada por um Comitê interno, composto por colaboradores de diferentes áreas do Museu das Favelas. Este Comitê se reunirá mensalmente e avaliará as propostas recebidas com prazo de análise e retorno em até 60 (sessenta) dias.

Os proponentes pré-selecionados receberão um comunicado por e-mail. Todos os trâmites de formalização da atividade, serão definidos posteriormente em negociação com a equipe do Museu.

As propostas que não forem pré-selecionadas receberão, por e-mail, um parecer para adequação, podendo ser novamente inscrito e submetido para análise do Comitê.

IMPORTANTE: Faz-se necessária a inscrição de atividades que possam ser realizadas com pelo menos 60 dias da data da inscrição. É o tempo mínimo necessário ao fluxo de aprovação, formalização e providências necessárias à realização.

Você pode inscrever ações e projetos, como:

– Palestras com especialistas, pesquisadores ou lideranças que dominam temas que atravessam as favelas brasileiras;
– Apresentações musicais de pequeno porte realizada por artistas periféricos a serem realizadas durante a programação do final de semana;
– Intervenções teatrais no jardim do Museu das Favelas;
– Lançamento de livros de autores periféricos na biblioteca do Museu das Favelas;
– Oficinas para jovens e crianças;
– Exposições temporárias de pequeno porte que tenham a temática das favelas brasileiras como centralidade em seu conteúdo;
– Eventos de pequeno porte para lançamento de projetos que dialoguem com temáticas da periferia.

*As atividades acima são apenas exemplos de algumas atividades que podem ser enviadas para o Museu através do Favela Ocupa. A aprovação ou não, não está restrita à especificidade das atividades acima, mas é importante ao enviar propostas, considerar fatores como: dimensão do evento/atividade; questões orçamentárias; questões estruturais e o conceito/conteúdo, para que cada um deles esteja alinhado com o contexto e com as premissas diretivas do Museu das Favelas.

Em caso de dúvidas, escreva para: favelaocupa@museudasfavelas.org.br 

Curtiu a ideia? Tem uma proposta para nos enviar? Bora ocupar ainda mais esse palácio!

 

Clique para consultar as informações técnicas dos espaços do Museu das Favelas.

Clique para acessar o modelo de planilha orçamentária.

ChamaMENto

de Ocupação CULTURAl

do Museu das Favelas