Perguntas e resPOSTAS — FAQ

O Museu das Favelas nasce em São Paulo, em razão do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021, constituindo-se enquanto equipamento público da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. Desde janeiro de 2022, a gestão é realizada pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social de cultura. O Museu parte de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, oferecendo uma ampla programação gratuita e voltada para todos os públicos, em especial, de favelas, periferias, ocupações e outros territórios nacionais, potencializando suas vozes, lutas e memórias.

O Museu fica no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado na região central da cidade de São Paulo. Possui duas entradas, sendo uma pela Rua Guaianases, nº 1024, e a outra pela Av. Rio Brando, 1269. Saiba como chegar.

O imóvel, dividido em quatro pisos que totalizam uma área construída de aproximadamente 4.000 m², entre espaços expositivos e salas multiuso, um auditório, espaços que abrigam o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca das Favelas e o CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, áreas de convivência e jardim, além das áreas técnicas e administrativas. Demais espaços estão sendo preparados para receber novas salas. No momento, há duas exposições temporárias para visitação, áreas de convivência, jardim, a Biblioteca, além de uma programação cultural e educativa gratuita. Veja a programação completa.

De terça a domingo, das 9h às 17h, com permanência até as 18h.

Biblioteca:
De terça a sexta, das 10h às 17h
Sábados e domingos: das 10h às 13h e das 14h às 17h (intervalo de 1h para o almoço, fechando das 13h às 14h)

*No período entre os dias 01 e 15 de março, a biblioteca funcionará de terça a sábado, fechando aos domingos.

Sim, a entrada é gratuita. Você poderá retirar ingressos antecipados para maior agilidade e conforto por meio da plataforma Sympla (retire aqui) ou diretamente no local. Para algumas atividades, é necessária a retirada de senha ou inscrição antecipada, acompanhe a programação.

O núcleo Educativo realiza visitas mediadas para grupos de 10 a 40 pessoas, sendo necessário agendar por meio do formulário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail.

Obs: As solicitações de agendamento são  abertas sempre na primeira terça feira do mês anterior e permanecem abertas enquanto restarem vagas.

Sim. Agende por meio do formulário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail agendamento@museudasfavelas.org.br

Não possui estacionamento, exceto duas vagas exclusivas para PCD. O público poderá encontrar estacionamentos na mesma rua, próximo do portão da Rua Guaianases.

Em breve, será disponibilizado um formulário para o cadastramento de atividades culturais e artísticas.

Nossas vagas ficam disponíveis na plataforma Gupy – Acesse 

Sim, você pode registrar os seus momentos no Museu, fazendo fotos e vídeos nos espaços e exposições com celular e câmeras fotográficas, desde que não faça o uso de flash (no interior do prédio), sem o uso de tripés de qualquer tamanho, bastão de selfie, drone, refletor ou outros equipamentos, atentando-se sempre à privacidade de outros visitantes. E de preferência, marque o @museudasfavelas, adoramos repostar nas redes sociais. As imagens poderão ser utilizadas somente para fins de divulgação. 

Para registros fotográficos e captação de imagens em vídeo para fins comerciais/promocionais/profissionais somente poderão ser realizados mediante autorização. Em breve será disponibilizado formulário para o envio das solicitações.

Para entrevistas e conteúdos jornalísticos, envie e-mail para imprensa@museudasfavelas.org.br

É o CENTRO DE REFERÊNCIA, PESQUISA E BIBLIOTECA DAS FAVELAS, que funciona de Terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que aos finais de semana, a Biblioteca fecha no horário das 13 às 14hs. Tem como objetivo reunir informações qualificadas sobre as favelas e periferias brasileiras. O CRIA visa referenciar conteúdos relevantes sobre a temática como estudos, depoimentos, vídeos, fotografias, documentos e acervos, colaborando para a disseminação de conhecimento através da realização de pesquisas e oferecimento de formações especializadas para o público. Oferece ainda uma biblioteca especializada em literatura de autores periféricos e estudos de assuntos relacionados. O espaço está aberto durante o horário de funcionamento do Museu e pode ser utilizado como lugar de estudo, convivência e relaxamento por todos os visitantes. Caso queira contar com o auxílio especializado da nossa equipe para consultas e desenvolvimento de trabalhos, basta agendar pelo e-mail cria@museudasfavelas.org.br 

É o CENTRO DE FORMAÇÃO, TRABALHO, RENDA E EMPREENDEDORISMO. Inédito nos projetos museológicos do âmbito do estado de São Paulo, visa possibilitar um espaço de formação de conhecimento e treinamento de habilidades para futuros profissionais da área cultural, lazer, turismo e eventos. Propõe ainda ser ferramenta inovadora e inédita de cunho antirracista em um Museu, com foco principal nos princípios de economia, geração de trabalho e renda para público favelizado e ou periférico. Para mais informações, envie um e-mail para empreendedorismo@museudasfavelas.org.br 

Os interessados em encaminhar propostas de projetos ou parcerias voltados à educação, pesquisa, cultura e arte, devem entrar em contato através do e-mail: contato@museudasfavelas.org.br 

veNHA

CELEbrar

conosCO!