ProGRAmaÇão dE mAio

TERÇA A DOMINGO, DAS 9H ÀS 17H (COM PERMANÊNCIA ATÉ 18H)

ENTRADA GRATUITA
VISITE O MUSEU DAS FAVELAS

Aos sábados

Aulão de Forró, com Tiago Paixão

15h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Classificação indicativa: Livre

O Museu das Favelas oferece a Oficina de Aulão de Forró com Tiago Paixão. Durante a oficina os participantes desenvolvem coordenação, ritmo, expressão corporal e aprendem os passos básicos como o arrasta-pé, piseiro, movimentos de braços e corpo, giros e encaixe corporal e postura junto ao parceiro(a). De 04/05 até 29/06

Aos domingos

Passinho no Museu, com Jô Gomes

15h às 17h; Jardim
Classificação indicativa: Livre

A Oficina de Passinho une teoria e prática sobre a Dança Passinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, e a história de resistência preta e favelada por meio desta cultura. A professora e dançarina Jô Gomes vai ensinar os movimentos básicos da dança, realizando sequências e coreografias. Os encontros acontecem no Museu das Favelas, aos domingos, de 05/05 a 28/07, às 15h.

 

04/05 – sábado

Noite das Ideias

14h às 21h30
Auditório e Jardim
Classificação indicativa: Livre

A Noite das Ideias é uma celebração a livre circulação de ideias e conhecimentos, propondo, em uma noite, conferências, encontros , fóruns e mesas redondas, mas também exibições, performances artísticas e oficinas juvenis, em torno de um tema que cada um apresenta à sua maneira. O evento global La Nuit des Idées, ocorre em Paris desde 2016. A edição brasileira promove uma jornada de pensamentos e práticas criativas voltadas à mobilização e intervenções públicas em torno das contradições e oportunidades aceleradas das pautas identitárias no contexto das transformações digitais contemporâneas. Haverá Transmissão online e Emissão de Certificado de Participação da USP. Entrada do público até 18h.

Apresentação musical: DJ Bia Sankofa
Apresentação de dança: B. Girl Potira

INSCREVA-SE

Lançamento do livro “O despertar da negritude de uma pérola”, da escritora Lena Santos

15h30 às 17h
Biblioteca
Classificação indicativa: Livre

O lançamento do “O despertar da negritude de uma pérola”, da escritora Lena Santos, contará com um bate-papo sobre a trajetória da autora como poetisa, escritora e educadora social. Lena Santos também vai falar sobre o processo de escrita e publicação do seu primeiro livro, além da participação de poetas do Sarau Sopa de Pedras, que Lena Santos integra. Além do bate-papo, também terá venda de livros e sessão de autografos. A mediação fica por conta de Leonela Oliveira. O lançamento acontece na Biblioteca do Museu das Favelas, no dia 04 de maio, às 15h30.

 

05/05 – domingo

Pesquisa de Cria – Encontro de Saberes: O ofício de trancista enquanto rede de cuidado

15h às 17h
Espaço Chave
Classificação indicativa: Livre

Tendo como referência o Dia Internacional dos Trabalhadores, efeméride celebrada em maio, o “Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes”, convida Camila Amaro e Elisa Hipólito para um bate-papo em torno do fazer das pessoas trancistas enquanto rede de cuidado, compreendendo que há diversos sentimentos relacionados aos cabelos crespos e que os salões de beleza para pessoas negras representam espaços de acolhimento afetivo e valorização estética. O encontro acontece no Museu das Favelas, dia 05 de maio, às 15h.

Convidadas: Camila Amaro Teixeira e Elisa Hipólito do Espírito Santo.

 

11/05 – sábado

Sarau do Binho

14h
Jardim
Classificação indicativa: Livre

Um dos mais antigos saraus realizados na cidade de São Paulo, o Sarau do Binho mobiliza artistas e produtores da periferia, proporcionando ao público a possibilidade de presenciar o nascimento de novos artistas, entre eles poetas e músicos, sendo hoje a referência como espaço indispensável de discussão e de produção de programação cultural. O Sarau do Binho acontece no Museu das Favelas, no dia 11 de maio, às 14h.

Convidados: Binho, Marcelo Lima, Guinão Oliveira, Geraldo Magela, Luan Luando, Serginho Poeta, Djalma Pereira, Zilda Paiva, Tati Candeia, Cammi, Marco Miranda e Dandara Pilar

 

14/05 – terça-feira

Abertura da exposição ‘Metal-Morfose’

11h
Jardim
Classificação indicativa: Livre

O artista plástico Casuo cria peças artísticas a partir de sucatas automobilísticas, eletrodomésticos, talheres, móveis, entre outros objetos descartados e desprezados. Seu trabalho tme o objetivo de partir do contraditório tentando encontrar semelhanças de animais e plantas em sucatas de máquinas.

Convidado: Casulo

Abertura da exposição ‘Sambiência: O saber ancestral que vem dos pés’

11h
1° Andar
Classificação indicativa: Livre

Artista: Juliana Santos

 

18/05 – sábado

Visita temática: Batuques Sudestinos

14h
Classificação indicativa: Livre

A visita temática Batuques Sudestinos explora as expressões pretas e periféricas a partir do “malandro”, uma figura que está presente em várias manifestações culturais como forma de ”ser” e “pensar”, partindo para uma experiência performática e educativa. A ideia é dialogar sobre esse complexo cultural periférico que ao longo do tempo é incorporado e atualizado. A visita acontece no Museu das Favelas, no dia  18 de maio, às 14h.

 

19/05 – domingo

Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes – Museus, Educação e Pesquisa

14h às 16h
Biblioteca
Classificação indicativa: Livre

Alinhado à temática da 22ª Semana Nacional de Museus, que será “Museus, Educação e Pesquisa”, a 7ª edição do Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes, trará Lucas Inocêncio, do Museu dos Aflitos, e Poliana Santana, do Instituto Projeto, para dialogarem sobre duas iniciativas que têm em comum o desenvolvimento de ações comunitárias dedicadas ao fortalecimento de memórias e identidades marginalizadas a partir de noções de pertencimento territorial.

Convidados: Lucas Inocêncio e Poliana Santana

 

25/05 – sábado

Festa de Favela com Lei Di Dai e Dj Miria Alve

14h
Jardim
Classificação indicativa: Livre

No mês que se celebra do Dia Nacional do Reggae, a Festa de Favela contará com a presença de Lei Di Dai, cantora e compositora, coroada a rainha do dancehall pela revista RollingStone. Para encerrar, acontece o show da DJ Miria Alves, empreendedora musical com 12 anos de carreira e uma bagagem musical extensa.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *