ProGRAmaÇão dE abril – ABriL InDÍGenA

TERÇA A DOMINGO, DAS 9H ÀS 17H (COM PERMANÊNCIA ATÉ 18H)

ENTRADA GRATUITA
VISITE O MUSEU DAS FAVELAS

06/04 – sábado

Papo Reto – Povos originários nas cidades

14h – Jardim
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos

O Papo Reto vai abordar a temática indígena com uma análise da atual condição e participação dos povos indígenas no contexto cultural e periférico de São Paulo. O evento contará com a mediação de Jera Guarani, com participação de Daniela de Oliveira, artista, fotógrafa, colagista, profissional audiovisual e representante do projeto KAABOOK; e do líder indígena Karai Tiago.

Lançamento do livro “Onde eu assino?” da escritora Carmelita Fernandes

15h30 – Biblioteca
Classificação indicativa: Livre

Lançamento do livro “Onde eu assino?” da escritora e professora antirracista Carmelita Fernandes, obra que aborda a cronologia do racismo no Brasil. Tem como objetivo desmistificar a ideia de democracia racial no país e capacitar educadores na luta antirracista. O evento contará com a presença de convidadas da área da educação, incluindo a coordenadora Fabiana Furlan, a professora Sandra Mara Nascimento e apresentação da poeta Delord (Lívia Camargo). Roda de conversa, venda e autógrafos do livro. @carmelitafernandeshotmail.com

 

13/04 – sábado

Sarau Guarani Mbya

14h – Jardim
Classificação indicativa: Livre

O Sarau Guarani Mbya celebra a arte, saberes e cultura do Povo Guarani Mbya, por meio de programação diversa, com a apresentação do livro “Ara Pyau”, de Jera Guarani, publicado pelo Centro de Trabalho Indigenista em 2021, que busca promover o conhecimento e fortalecer o modo de vida Guarani; apresentação da música Guarani com flauta, e da Cantiga de Ninar, específica do Povo Guarani Mbya para fazer as crianças dormirem felizes e tranquilas. Além disso, haverá a distribuição do Jornal da aldeia, que aborda a soberania alimentar.

 

20/04 – sábado

Feira de Empreendedores: Associação Curumim

10h às 18h – Jardim
Classificação indicativa: Livre

A Associação Curumim promove a feira de empreendedorismo no Museu das Favelas, acolhendo os produtos de empreendedores periféricos capacitados por meio do Projeto Agatha. A Associação Curumim é uma organização social que acolhe e fortalece a Favela do Moinho e demais ocupações do entorno.

Participantes: Eleko (Bijouterias) – Selma (Kokedamas) – Crocheli (Crochê) – Makory (Amendoim Saborizado) – Xefla (Camisetas) – Afrocrochê (Crochê)

E depois do baile?

16h – Salão de Espelhos
Classificação indicativa: Livre
Transmissão ao vivo no YouTube

‘E Depois do Baile?’ é uma roda de conversa com o propósito de trazer pesquisadores periféricos que se dedicam ao estudo das diversas festas de quebradas. O diálogo gira em torno de questões sociais, históricas e culturais que permeiam os bailes, bem como suas interações com a cidade. Em abril, a temática será o FUNK: história, tensões, políticas públicas e a sua relação com a baixada santista.

Convidadas: Renata Prado e Raphaella Santucci
Mediação: Fabin Santin

Desfile Seven Padduan

17h – Hall e Jardim
Classificação indicativa: 16 anos

Lançamento da coleção O VAZIO ¥ GENESE 7, quarta e maior coleção da marca Seven Padduan. O desfile ocupará o salão principal e jardim do Museu. O estilista Padduan busca conectar o passado e o futuro ao presente, através de uma moda que transita entre o afrofuturismo e o underground.

A coleção evoca o questionamento “De onde nasce a consciência?”, uma pergunta sem respostas objetivas. Bebendo da fonte afrofuturista e underground, a coleção transita entre o passado e o futuro, trazendo modelos negros, vestindo peças que jamais foram vistas antes na história da moda. Com 13 modelos, o desfile contará a história do nascimento do VAZIO.

“É o escuro que nos abraça na noite e também o escuro que permanece em nossa mente quando imaginamos o antes e o pós vida” diz Padduan. Trazendo um peso maior para a história e universo da marca, bebendo da fonte histórica da humanidade onde África é o berço da criação, reflete assim de onde e de qual corpo todos os seres vivos ou não, místicos ou não, saíram. O desfile é a expressão física e real de que a escuridão é apenas o ponto de partida para grandes eventos ou revoluções.

O upcycling (técnica que reutiliza materiais) está novamente presente nesta coleção, alinhando a Seven Padduan a uma tendência global de preocupação com sustentabilidade.

 

27/04 – sábado

Festa de Favela – com Coral Guarani Kalipety e Grupo de Rap Guarani “Karai Valcenir”

14h às 17h – Jardim
Classificação indicativa: Livre

A Festa de Favela celebra o mês indígena, com a apresentação do Coral Guarani Kalipety e do Grupo de Rap Guarani “Karai Valcenir”. Será realizada exposição de sementes Guarani “milhos coloridos” e de artefatos e artesanato Guarani, caracterizado por desenhos geométricos aplicados em cestarias e tecidos. Para o público infantil e jovem, haverá brincadeiras com sementes de milho.

O Coral Guarani Kalipety é composto por homens e mulheres, que utilizam seu trabalho artístico para divulgar, através de seus cantos na língua materna, a resistência da Cultura e da preservação da natureza. Karai Valcenir, professor, agente ambiental e líder da aldeia Indígena Tenonde Porã, utiliza a voz pela luta dos povos por território sagrado. Sobre os milhos coloridos: são considerados sagrados por alguns povos indígenas brasileiros, acreditando inclusive que possuem o poder fortalecedor do corpo e do espírito.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *