A XEPA vai falar, e numa boa.
Bora cozinhar umas ideias?

Tá gostando do XEPA?

Para somar nessa experiência que é refletir sobre favelas, alimentação e sustentabilidade, a Crioula Curadoria Alimentar separou um material complementar bem bacana, com diversos conteúdos que agregam e expandem o debate sobre esses temas.

Se liga aí:

Vídeo | Das mãos da minha avó saíam bolas de fogo | Lili Almeida | TEDxSaoPaulo

A Chef de Cozinha Lili Almeida compartilha as memórias sobre as sabedorias e tecnologias culinárias da sua avó. Lili nos leva numa jornada sensorial de dentro da cozinha de sua avó, com seus cheiros e temperos, até os dias de hoje, em que se tornou uma verdadeira referência da cozinha regional baiana. Ela acredita que a cozinha é resgate e poder. Lili Almeida é uma Chef de cozinha-comunicadora baiana. Criou o projeto AFRIKANABAHIA onde usa como ponto de partida o Acarajé pra contar histórias sobre a mulher e a cultura culinária afro-brasileira. É chef da Casa dona Lili, restaurante onde serve seu cardápio autoral. Em 2019 foi convidada pela Globo de televisão para a primeira temporada do reality show Mestre do sabor.

Vídeo disponível no YouTube – clique aqui

 

Texto | Comida brasileira é comida de preto

A multiartista Zora Tikar partilha das suas histórias desde a infância até seus atuais projetos num depoimento emocionante de uma cozinheira cheia de compromisso com sua ancestralidade afro mineira. Um deleite textual recheado de memórias afetivas e reflexões sobre raça e classe social que nos conduzem a aprendizagens importantes em raça e classe social que constroem nossos imaginários. Sem dúvida, um material necessário para pensarmos sobre as receitas de famílias no país.

Acesse o texto na íntegra –clique aqui

Blog Ancestralidades da pesquisadora e ativista quilombola Fran Paula

No Blog Ancestralidades, Fran traz suas experiências e vivências como quilombola no pantanal matogrossense, sobre os conhecimentos ancestrais do seu povo. Partindo do seu lugar de mulher negra, quilombola e pantaneira. Considerando essencial o reconhecimento desses saberes tradicionais e suas contribuições a agricultura, a saúde do corpo e da terra.

Franciléia Paula de Castro é mulher quilombola, pantaneira e engenheira agrônoma. Atualmente doutorando no no Programa de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedades – CPDA/UFRRJ. Atua na ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, além de passagens pela Ong FASE.

Clique aqui e acesse o blog

 

Websérie | AGRO [EP 17] Agroecologia

A Agroecologia se configura, atualmente, como ciência, prática e movimento social. Sua construção encontra-se vinculada a um amplo projeto de transformação das formas de produção, processamento, distribuição e consumo presentes no atual sistema agroalimentar.

A luta pela reforma agrária e pelo cumprimento da função social e ambiental da terra, prevista pela Constituição Federal, a defesa dos direitos políticos, sociais e territoriais dos povos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, a mobilização em torno da incorporação de princípios de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional às políticas públicas, a resistência aos transgênicos e demais tecnologias de manipulação da vida, entre outras ações, fazem parte da agenda do movimento agroecológico no Brasil.

A agroecologia mostra cada dia mais sua vitalidade como abordagem capaz de impulsionar a construção de uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável.

A produtora @PorqueEu Filmes, lança em parceria com a Mídia NINJA e @XepaAtivismo a websérie: AGRO. Em 21 episódios a websérie busca entender os porquês que levaram o Brasil a se tornar campeão mundial no uso de agrotóxicos .

Acesse o EP 17 – clique aqui
Acesse a Websérie AGRO – clique aqui

Artigo | KINDEZI: a arte Kongo de Cuidar de Criança de Bunseki Fu-kiau

Kindezi é uma tradição africana do povo Bantu, que preza pelo cuidado de crianças e bebês pela comunidade e para a comunidade e tudo que ela representa, dentro das cosmologias africanas. O livro descreve esse valor cultural e suas complexidades envolvendo crianças, jovens, adultos, anciãos na formação de valores e transmissão de responsabilidade mútua.

Kimbwandende Kia Bunseki Fu­Kiau nasceu no Congo e foi um grande pesquisador das áreas da antropologia cultural, educação, biblioteconomia e desenvolvimento comunitário, autor de diversos livros e artigos, e sacerdote (iniciado) em tradições dos povos bântu-kôngo.

Artigo disponível download – clique aqui

 

Documentário | Muito além do peso

Tão importante quanto valorizar a alimentação nos ambientes escolares é reconhecer a importância da família na formação dos hábitos alimentares das nossas crianças. Infelizmente, temos muitas crianças que enfrentam um problema que antes era somente de adultos: a obesidade. Uma das doenças consideradas crônicas não transmissíveis, a obesidade atinge uma parcela dessa população. O documentário Muito Além do Peso problematiza esse tema, discutindo o cenário no Brasil e em outros países. Um alerta para mães, pais e responsáveis pela alimentação de crianças.

Acesse o documentário – clique aqui

Vídeo | Série Empretecendo sua Cozinha | Ep 1 – Iabasse

No primeiro episódio da série Empretecendo sua Cozinha convida a yalorixá Clécia de Asúm Bakunde de Recife para compartilhar sobre seu ilé axé, e a vivência da Iabasse Myllena de oyá, e de como elas se alimentam para além da cozinha. Iabasse dentro das tradições de matriz africana é a pessoa responsável pelo preparo do alimento nos terreiros e casas de religiões de matriz africana.A série Empretecendo sua Cozinha é uma série documental sobre alimentação diaspórica, produzida através LAB PE/2021.

Disponível no YouTube –clique aqui

 

Texto | Comida Ancestral: negras e indígenas descolonizam gastronomia brasileira.

“A culinária indígena não é mais mero objeto de chefs brancos que vão até aldeias trazer seus ingredientes “exóticos” para compor pratos sofisticados no sudeste. São os próprios indígenas, quilombolas e afrodescendentes que pilotam as cozinhas mais criativas e originais a pipocarem pelo Brasil.” Esse é um texto para você conhecer mulheres que praticam uma culinária onde a ancestralidade é a base. Histórias inspiradoras que mostram a importância de divulgarmos muito o conceito de gastronomia social e a comida ancestral como eixo orientador de cozinhas que transformam vidas e honram legados.

Acesse o texto na íntegra – clique aqui

Podcast Outras Mamas | Movimento Afro Vegano com Renata Balbino e Elen Martins

O podcast Outras Mamas, um podcast feminista e vegana entrevista Renata e Elen, integrantes do Movimento Afro Vegano. O MAV é um coletivo que debate o racismo no movimento vegano e busca referências negras na alimentação vegetal. Na entrevista, as convidadas falam sobre alimentação e saúde do povo negro, como a imagem do veganismo branco e elista, e como pessoas negras vivenciam o veganismo e a alimentação vegetariana.

Disponível nas plataformas de áudio – clique aqui (spotify)

 

Documentário | Vegano Periférico

O filme conta a história dos irmãos Leonardo e Eduardo Luvizetto, responsáveis pelo perfil Vegano Periférico no Instagram, que está com mais de 300 mil seguidores. A página dos irmãos ganhou alcance nas redes por abordar o veganismo do ponto de vista político e popular. Os dois cresceram no bairro Parque Itajaí, em Campinas, e através da página contam suas experiências como veganos em um ambiente de periferia e baixa renda. Com isso, a proposta do perfil é tornar o tema acessível para todos.

Equipe
Direção e Produção: @rauany
Produção: @joaofolharini e @raphacarnelos
Roteiro e Montagem: @elbrunoalves e @rauany
Fotografia e Som Direto: @eusouoalt , @joaofolharini e @rauany
Colorização: @pdrfrrrzz
Edição de Som: @victorvawo
Cartaz: @acauanovais
Design Gráfico e Finalização: @elbrunoalves
Legenda: @carvalhostuff e Aosdana Localization
Tradução: @pamelanunes e Aosdana Localization
Trilha Sonora: @selo_instituto e @ohcoelho
Apoio e Distribuição: @midianinja e @xepaativismo

Documentário disponível no YouTube – clique aqui

Documentário | Batuque na Cozinha

Batuque na cozinha lança um olhar original e delicado sobre o universo feminino das rodas de samba de fundo de quintal capitaneadas pelas tradicionais pastoras. Como Tia Eunice, Tia Doca e Tia Surica, da Velha Guarda da Portela, representantes de um grupo casa vez mais exíguo de mulheres conhecidas por abrirem a sua casa para encontros musicais dos bambas.

Ficha técnica:
Direção: Anna Azevedo
Roteiro: Anna Azevedo e Alexandre Medeiros
Fotografia: Batman Zavareze
Montagem: Isabela Monteiro de Castro e Flavio Zettel
Som: Walter Goulart e Vampiro
Duração: 18 minutos

Disponível no vimeo – clique aqui

 

Podcast | Comida que sustenta

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea. O Sustentarea é um núcleo de extensão da Universidade de São Paulo – USP, idealizado e coordenado pela professora Aline Martins de Carvalho, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Neste episódio, conta com duas participações especiais: nossa convidada externa, a coordenadora das Cozinhas Solidárias do MTST, Juliana Bruno Favacho; e como convidada interna, contamos com a Mariana Ting, colaboradora do Sustentarea e estudante do 4º ano de graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP, que lhe proporcionou uma experiência recente com as Cozinhas Solidárias. As Cozinhas Solidárias têm distribuído, nos últimos anos, refeições gratuitas em todo o país, tornando-se um recurso essencial na luta contra a insegurança alimentar.

Acesse o programa pelo clique aqui

 

 

XEPA: FAVELA, COMIDA E SUSTENTABILIDADE

AOS DOMINGOS, DE 01/10 A 05/11
Inscrições abertas

RES_2_EXTRA

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *